Precisamos Falar Sobre Cidades Inteligentes

precisamos falar sobre cidades inteligentes

O que define uma cidade como inteligente?

Uma cidade pode ser determinada como inteligente a partir de diversos fatores. Em geral, é aquela que procura inovar nas formas de governança, administração de problemas sociais e é claro, no uso das tecnologias.

Como elas podem ajudar nesse processo? Entenda um pouco mais sobre o conceito e como a ZANE pode estar na linha de frente dessa revolução.

5G e a Internet das Coisas (IoT)

Considerada como O marco-zero das cidades inteligentes, a infraestrutura para o uso da tecnologia conectada é acelerada pelo 5G. Ela se compõe de três pilares:

  1. A base da tecnologia, incluindo as redes para conectar os devices e os sensores;
  2. As aplicações inteligentes com análise de dados;
  3. A adoção e o uso desses itens voltados a mudanças de comportamento na cidade.

Energia renovável e ações em prol do meio ambiente.

A tecnologia pode e deve ser usada para combater a mudança climática. A redução de emissão de Gases de Efeito Estufa – GEE -, uso de energias renováveis e prevenção de desastres naturais como chuvas são um diferencial de cidades inteligentes. Mapeamento e controle de emissão de GEE são iniciativas que todas as cidades modelo adotaram.

Um olhar para a mobilidade urbana.

Sistemas inteligentes de transporte público, com administração da frota e veículos verdes são exemplos em cidades de referência. Também se entendem como soluções a criação de vias cicloviárias, maior adoção da eletromobilidade e compartilhamento de transportes.

Exemplos de Cidades Inteligentes.

De acordo com o ISE Cities in Motion, Nova Iorque, Tóquio e Londres encabeçam a lista de cidades mais inteligentes do mundo.

Mas na pesquisa, a gigante japonesa se destaca apenas pelo uso da tecnologia. Em sustentabilidade, perde para outros exemplos como Londres e Barcelona.

Já para o IMD – SCO Smart City Observatory, Cingapura, Zurique e Oslo são as cidades mais inteligentes do mundo. O estudo considera o uso da tecnologia para trazer melhorias para o dia a dia dos seus cidadãos, levando em conta também dados sociais e pesquisas de percepção das pessoas.

E o Brasil? Está na lista?

O país ainda não se destaca nos principais rankings, mas está no radar. Segundo a ABNT, São José dos Campos, no interior de São Paulo, é certificada como cidade inteligente. Já de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2021, da Urban Systems, as cidades de São Paulo, Florianópolis e Curitiba encabeçam esta lista.

Qual o papel da ZANE nessa revolução?

Em todos os estudos, a mobilidade urbana e controle de emissão de gases nocivos está como um ponto essencial para a certificação de cidades inteligentes.

Nossa tecnologia ajuda a monitorar as emissões e otimizar a frota, unindo tecnologia e inteligência para um controle do transporte em veículos pesados como ônibus e caminhões.