Ônibus Movido a Gás Natural Veicular (GNV)

ONIBUS GNV PASSAGEIROS

Quatro cidades do Estado do Paraná, no Sul do Brasil, receberam os primeiros testes para uma nova forma de transporte público e urbano no país: o ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV).

 

Durante o mês de agosto, o município de Ponta Grossa, foi o quarto a adotar a iniciativa.

 

A testagem é parte de um programa de mobilidade urbana desenhado por duas empresas privadas (uma distribuidora de gás e a fabricante dos ônibus).

 

O objetivo do projeto é certificar indicadores de eficiência como redução de emissões e gastos com combustível.

 

Ele já rodou a Região Metropolitana de Curitiba, seguiu para a própria capital e, em seguida, foi para Londrina, abastecido também com biometano.

 

O exemplar 100% a gás ficará em circulação por trinta dias, assim como nas outras localidades.

 

Segundo porta-vozes da empresa, em Curitiba, a competitividade do GNV frente ao diesel foi maior, garantindo uma redução de custos de operação em cerca de 10%, sendo uma vantagem também em relação à emissão de poluentes, com uma diminuição de 20%.

 

Em comparação com o diesel, combustível da grande maioria dos ônibus, o veículo a GNV pode emitir até 20% menos CO2, até 90% menos de óxidos de nitrogênio (NOx) e menos 85% de material particulado (partículas muito finas de sólidos ou líquidos poluentes), segundo cálculos das empresas que tocam o projeto.

 

Iniciativas como esta são inspiradoras para a forma que o país faz a gestão das suas frotas no transporte público.

 

Ainda que na fase de testes, projetos assim põem em prática o diálogo que há algum tempo já ocorre sobre a necessidade de diminuir a dependência do diesel em grandes frotas.

 

A demanda de conversar com os novos movimentos em prol do meio-ambiente, altamente prejudicado pelas ações humanas, traz urgência por ações efetivas.

 

A tecnologia da ZANE traz inteligência de dados para monitorar os níveis de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em veículos pesados a diesel (incluindo ônibus e caminhões).

 

Nos projetos em que atuamos, obtemos uma visão geral das frotas, identificando os motivos para os altos níveis de emissões (quando ocorrido) e sugerindo possíveis soluções para a redução.

 

Estamos prontos para atender projetos em cidades que desejam firmar um compromisso com a qualidade do ar para os cidadãos através de mudanças no transporte público, um braço tão importante da vida urbana.