Fase 8 do Proconve em 8 Fatos Rápidos

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Entenda o que muda com a nova fase do programa que está em vigor desde o início de 2023

O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve – entrou na Fase 8 em 2023, impactando os regulamentos de emissão de gases de efeito estufa em veículos automotores, incluindo os mais pesados, como ônibus e caminhões. As novas regras diminuem o nível máximo permitido de emissão de gases como o NOx, por exemplo. Entenda um pouco mais sobre a Fase 8 da Proconve a seguir.

1 – O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Pronconve) foi proposto pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pelo IBAMA. São os dois órgãos que propõem a legislação prevista no programa.

2 – O Pronconve entrou na Fase 8 em 2023. Isso significa que mudanças mais rígidas entraram em vigor em relação à poluição emitida por veículos, incluindo os mais pesados.

3 – 148 mil mortes podem ser evitadas com a implementação nos próximos 30 anos no Brasil. Uma economia de R$575 milhões também é prevista, devido a não internação de 155 mil pessoas só em 6 grandes metrópoles no país.

4 – Programas similares já existem na Europa e nos EUA há mais tempo. Por usar dados desses países como referência, o Proconve chega ao Brasil um pouco mais avançado, mas não como poderia ser.

5 – Em dezembro de 2022, por exemplo, o presidente estadunidense Joe Biden anunciou leis mais rigorosas no controle de emissões de gases, obrigando fabricantes a reduzir em até 80% as emissões de NOx (monóxido de carbono).

6 – Ativistas ainda dizem que o corte deveria ser de 90%, assim como no estado da Califórnia, o que deveria ser a referência para todo o país. Estudos sobre os efeitos do NOx na saúde humana alarmam a necessidade de mudanças drásticas o quanto antes.

7 – Para efeito de comparação, no Euro 1 (programa equivalente na Europa), em 1992, um veículo pesado poderia emitir 9 g/kwh de NOx. No atual Euro 6, o número cai para 0,01 g/kwh. No P8 brasileiro permite uma média de 0,4 g/kwh, o que ressalta o nosso atraso.

8 – A demanda por controle de emissões de gases e tecnologias que ajudam nesta redução é cada vez mais alta. Tecnologias como a ZANE acompanham um movimento essencial para as novas legislações.