As Consequências da Poluição do Ar para a População São Graves

fundo preto com nuvens verdes

A qualidade do ar é um dos problemas mais graves que enfrentamos atualmente, com enormes impactos sobre a saúde. A poluição do ar é um problema de saúde pública e tem como principal fonte o transporte.

 

A cidade de São Paulo, por exemplo, tem cerca de 4 mil mortes anuais em consequência de problemas causados pela poluição do ar (Fonte: Faculdade de Medicina – USP).

 

Nosso corpo absorve 11.000 litros de ar por dia, e nove em dez pessoas respiram ar poluído e contaminado no mundo. Isso significa que a maioria de nós faz parte desta estatística.

 

Além disso, as regiões metropolitanas apresentam externalidades sobre as quais nem temos noção.

 

As ações governamentais e empresariais têm priorizado a redução do dióxido de carbono (CO2), que é o principal gás de efeito estufa e vilão do aquecimento global.

 

Contudo, os óxidos de nitrogênio (NOx) são os gases mais nocivos à saúde das pessoas, animais e plantas.

 

Os NOx são compostos pelos gases óxido nítrico (NO), óxido nitroso (N2O) e dióxido de nitrogênio (NO2). Eles não são popularmente observados no Brasil, mas são os gases mais nocivos à saúde das pessoas, animais e plantas.

 

A dissociação do dióxido de nitrogênio (NO2) causada pela radiação solar contribui para formação de chuvas ácidas e ozônio (O3).

 

O atual alto nível de ozônio está relacionado com aumento de morbidade na população, doenças respiratórias como asma e infecções respiratórias e doença pulmonar obstrutiva crônica, além de prejudicar a realização da fotossíntese.

 

De acordo com estudos, no Brasil há 50.000 mortes por ano em função da má qualidade do ar, sendo as principais causas o crescente trânsito de veículos e fatores climáticos que dificultam a dispersão dos poluentes, comprometendo a qualidade do ar.

 

Os motores a diesel são os principais emissores dos óxidos de nitrogênio (NOx) nas grandes cidades, representando aproximadamente 80% do total de emissões.

 

Um dos métodos para evitar as emissões de NO e NO2 é a utilização de catalisadores que aceleram as reações químicas que transformam os poluentes em produtos menos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente antes que sejam lançados à atmosfera.

 

Portanto, a qualidade do ar é um problema sério que afeta nossa saúde e precisamos tomar medidas para enfrentá-la.

 

Nossa tecnologia permite analisar e estudar a emissão de gases emitidos por veículos pesados a diesel.

 

Através da coleta de dados feita pela ZANE, é possível pensar em soluções para empresas e governos que queiram assumir o compromisso conjunto para melhorar a qualidade do ar nas cidades.